fbpx

Afinal, quais são as vantagens do sistema fotovoltaico?

Para a maioria das pessoas a maior vantagem do sistema fotovoltaico está no aspecto financeiro, que falaremos detalhadamente  na próxima semana, no entanto, temos muitas outras vantagens nessa integração, como veremos a seguir:

Comodidade: Estamos acostumados a utilizar os equipamentos elétricos sem nos preocupar de onde vem a energia utilizada por esses equipamentos. Na realidade nem lembramos do assunto energia elétrica no dia a dia. Lembramos apenas uma vez por mês ao pagar a conta – ou eventualmente quando acaba a energia. Com o sistema fotovoltaico seu uso de energia continuará do mesmo modo como sempre foi, sem se preocupar com o clima (pouco ou muito Sol) ou horário, uma vez que sua casa continuará conectada à rede de energia.

Simplicidade: Passados os primeiros momentos, onde o novo proprietário quer conhecer tudo sobre o sistema fotovoltaico (geralmente é assim que os donos agem), a tendência é de não lembrar mais dele, uma vez que o sistema opera completamente automático, sem necessidade de intervenção nenhuma. O sistema também disponibiliza informações em tempo real da produção de energia para sanar sua curiosidade ou mesmo realizar um monitoramento mais detalhado caso você queira assim.

Conforto: Em função do alto custo da eletricidade é comum nós reduzirmos o uso dos equipamentos elétricos com medo da conta de energia no final do mês. Com o sistema fotovoltaico, você terá energia disponível mais barata e, portanto, poderá usufruir do conforto e comodidade que equipamentos como o ar condicionado, cooktop (fogão elétrico), lava louças, secadora de roupas e tantos outros.

Ecologia, Sensação de Bem-estar: Esses itens parecem que não fazem diferença, porém veja a declaração de um de nossos clientes: “Esse foi o maior dos benefícios que eu senti ao instalar um sistema em minha casa. A sensação de fazer a coisa certa, de contribuir, mesmo que muito pouco para economizar água numa hidroelétrica ou deixar de ligar uma termelétrica a óleo diesel em algum lugar do país”. Existem ainda outros ganhos além desses citados para a sociedade como um todo, mas isso foge um pouco do nosso propósito.

Puxa, são tantas as vantagens que nem deu tempo de falar daquela que a maioria das pessoas procura, a vantagem financeira. No próximo artigo trataremos exclusivamente desse aspecto.

Até lá então!

Por: Lider Eco
Em: Energia Solar Fotovoltaica
0
Lider Eco

Deixe um comentário

Todos os campos com * são obrigatórios.