fbpx

Conta de luz: dicas de economia de energia

A variação dos valores da conta de luz costumam deixar os brasileiros preocupados. Pudera, mesmo em meses de menor consumo, a conta chega alta e fica difícil acompanhar os valores que serão cobrados mensalmente.

É importante saber que a conta de luz sofre muitas variações,não só devido ao consumo mas também a outras taxas. Isso ocorre porque a maior parte da energia gerada pelas usinas é hidrelétrica e quando há pouca água nos reservatórios, o país precisa contar com alternativas.

Entre as possibilidades estão as fontes mais caras como o petróleo, carvão, gás ou então, a importação de países vizinhos como a Argentina.

Aliás, foi exatamente isso que aconteceu no país em 2014, quando o governo implementou a bandeira vermelha que cobrava uma taxa extra de R$4,50 mensais a cada 100 kWh consumidos. Lembra desse evento? Assim começaram as bandeiras verdes, amarelas ou vermelhas, taxas adicionais para os períodos de menor geração hídrica.

De qualquer forma, como todos os aumentos estão relacionados ao consumo, vale destacar dicas para a economia do recurso.

Dicas para economizar na energia

  1. Fonte alternativa e sustentável
    A primeira dica é pensar na possibilidade de gerar energia através de fontes sustentáveis como a irradiação solar. O Brasil é um dos países com maiores possibilidades de gerar energia a partir desse recurso e é capaz de alimentar residências e empresas através da fonte. Com a solução da Energia Fotovoltaica é possível reduzir em até 95% o valor da conta.
  2. Banhos mais rápidos
    O banho mais rápido tem duas vantagens: economia de água, recurso que em determinadas épocas do ano se torna mais escasso, e menor consumo de energia. Aliás, uma ótima pedida é mudar a chave do chuveiro para a opção “verão” nos períodos mais quentes, isso garante a economia de até 30% no consumo. Ah! Lembre-se de limpar os buracos do chuveiro com frequência, dessa forma a água sai com maior facilidade.
  3. Pense na geladeira
    Se o motor da geladeira precisa trabalhar mais para manter o ambiente resfriado, isso significa maior consumo de energia. Para evitar, medidas como abrir e fechar o eletrodoméstico o menor número de vezes é recomendável. Além disso, é preciso verificar a vedação da geladeira, vazamentos fazem com que o motor precise de mais força. Roupas penduradas na grade, nem pensar. Isso prejudica o produto e ainda aumenta o valor da conta de luz.
  4. Máquina de lavar na capacidade máxima
    As máquinas gastam bastante energia para seu funcionamento, principalmente as que lavam e secam. Nesse caso, é importante utilizar o eletrodoméstico em sua capacidade máxima, além disso, a limpeza do filtro e o uso adequado de sabão para evitar um segundo enxágue são bem importantes. Aliás, ao comprar uma máquina de lavar, verifique se a mesma possui o selo PROCEL de economia de energia.
  5. Lâmpadas econômicas
    Hoje em dia há uma grande variedade de lâmpadas que são econômicas, como as de LED. Apesar de mais caras, elas duram muito mais que as lâmpadas comuns, consumindo, inclusive, menos energia.
    A troca por esse modelo é recomendada. Aliás, fique de olho nelas! Nada de deixar luz ligada o dia todo e aproveite os momentos de claridade para dispensar o uso do recurso.
  6. Passando roupa
    Ainda que exista uma tendência para que as pessoas parem de passar roupa, hábito bem comum nos EUA, a dica é ligar o ferro quando tiver uma boa quantidade delas acumuladas.  Aproveite para deixar as roupas que precisam de menor temperatura para o final. Dessa forma, é possível usar o resfriamento natural do ferro ao ser desligado para fazer a função.
  7. Sobre o ar-condicionado
    Nos lugares mais quentes do país é comum que o ar-condicionado represente até um terço da conta de luz. Por isso, na hora de comprar um aparelho, priorize itens importantes como: o Selo Procel, a potência do aparelho e o tamanho do ambiente. É preciso que ele resfrie o local com eficiência para não forçar o motor. Manter os filtros sempre limpos é outra ótima medida para quem quer economizar.

O hábito do brasileiro está mudando e é cada vez mais comum a busca por soluções alternativas e sustentáveis para a geração de eletricidade. A Energia Solar Fotovoltaica é uma excelente opção e o processo de instalação acontece em menos de três dias. Com ela você garante ao mesmo tempo economia financeira e conforto oferecido pelos aparelhos elétricos. Fale com a gente e veja como é possível fugir de uma vez dos aumentos da contas de luz.

Por: Lider Eco
Em: Energia Solar Fotovoltaica
2
Lider Eco

Deixe um comentário

Todos os campos com * são obrigatórios.