fbpx

Energia Fotovoltaica: dúvidas mais comuns

A equipe da Líder.Eco respondeu às principais dúvidas que envolvem a Energia Fotovoltaica.

Abaixo você entenderá melhor como ela funciona e como essa é uma solução sustentável a ser considerada para diminuir em mais de 90% a tradicional conta de luz.

Energia Fotovoltaica: dúvidas mais comuns

1. Existe um momento certo para uma empresa ou residência fazer a troca da energia convencional para a energia fotovoltaica?
Não. Mas quanto antes a transição acontecer, melhor. Isso porque o cliente passa a economizar, e muito, na tradicional conta de luz. Lembre-se sempre que o dinheiro gasto na conta não volta mais.

2. Como se adquire um sistema fotovoltaico?
O processo se inicia pelo conhecimento do perfil do interessado, como é seu uso de energia atual e como deve ser nos próximos anos. Nesta fase também avaliamos o imóvel onde o sistema será instalado. De posse de todas essas informações realizamos o dimensionamento do sistema, informando quanta energia será produzida e o tempo que seu investimento terá retorno.

3. Existem casos onde não é possível instalar energia fotovoltaica?
Podem existir casos onde alguma barreira física impeça a instalação como sombra ou falta de espaço no local. Mas isso pode ser resolvido de outras formas. No geral, quase sempre é possível, se não integralmente, ao menos parcialmente instalar o sistema.

4. A instalação do sistema fotovoltaico exige uma obra demorada e complexa cheia de quebra-quebra e sujeira?
Não. A instalação de um sistema fotovoltaico é uma atividade que exige muita responsabilidade, mas ela é rápida, geralmente executada de um a três dias. Sua instalação não precisa de “quebradeira” uma vez que o sistema é ligado na rede elétrica existente da casa. Na Lider.Eco costumamos dizer que é uma obra com uso de furadeira.

5. Qual é o espaço físico necessário para a instalação das placas solares?
Isso é bastante particular e depende do resultado da consultoria, mas para ter uma base podemos dizer que a geração de 250 Kwh necessita de aproximadamente 15 m2 e a cada 100 Kwh adicionais mais 6 m2.

6. Todos os meus aparelhos elétricos funcionam com energia fotovoltaica?
Sim, todos. A energia gerada é igual a energia que vem da concessionária.

7. Como saber qual é o meu consumo de energia fotovoltaica x o captado pela estrutura?
O equipamento chamado Inversor faz as medições de tudo que foi gerado e consumido diretamente. Além disso, o relógio bidirecional instalado pela concessionária mede quanto foi consumido no momento que não tem Sol (a noite) e quanto foi injetado, ou seja, quando a produção de energia solar era maior que o consumo do imóvel.

8. Se faltar energia na rua, meu imóvel terá energia solar?
Em caso de falta de luz, uma norma internacional de segurança determina que o sistema seja desligado. Isso ocorre automaticamente. Se houver baterias no projeto do sistema, não haverá falta de energia.

9. As placas conseguem gerar energia suficiente para o funcionamento de uma empresa?
Sem dúvida. Tudo depende do projeto e do dimensionamento correto.

10. Porque energia fotovoltaica é considerada sustentável?
É uma energia gerada que não polui e nem agride o meio ambiente em seu processo de geração, além disso, depende exclusivamente da luz solar, recurso inesgotável.

11. Você já usa energia fotovoltaica? Por quanto tempo? Qual é a sua experiência?
Nosso primeiro sistema fotovoltaico foi instalado há mais de 2 anos. Nossa experiência e a de nossos clientes é de grande satisfação, seja pelo funcionamento perfeito do sistema sem manutenção ou problemas, seja por estarmos produzindo aquilo que consumimos e ainda colaborando com a “pegada verde”. É uma grande sensação de fazer o bem comum.

Fale com a gente!

Por: Lider Eco
Em: Energia Solar Fotovoltaica
1
Lider Eco

Deixe um comentário

Todos os campos com * são obrigatórios.