fbpx

Energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico. A célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, é a unidade fundamental desse processo de conversão.

 

Este tipo de energia é usada para alimentar inumeráveis aplicativos e aparelhos autônomos, para abastecer locais ou moradias isoladas da rede elétrica e para produzir eletricidade a grande escala (fazendas solares) através de redes de distribuição.

 

CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA

A fabricação de células solares e instalações fotovoltaicas tem avançado consideravelmente nos últimos anos devido à crescente demanda de energias renováveis.

 

Entre os anos 2001 e 2015 produziu-se um crescimento exponencial da produção de energia fotovoltaica, dobrando-se aproximadamente a cada dois anos. A potência total fotovoltaica instalada no mundo (conectada à rede) ascendia a 16 GWp em 2008, 40 GWp em 2010, 100 GWp em 2012 e 140 GWp em 2013. No final de 2014, tinham-se instalado em todo mundo cerca de 180 GWp de potência fotovoltaica.

 

Graças a este crescimento, e a constante sofisticação e a economia de escala, o custo da energia solar fotovoltaica baixou gradualmente desde o inicio do seu desenvolvimento, aumentando a eficiência, e conseguindo que o seu custo médio de geração elétrica seja já competitivo com as fontes de energia convencionais num crescente número de regiões geográficas, atingindo a paridade de rede.

 

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICAEnergia Solar Fotovoltaica no Mundo

A energia solar fotovoltaica converteu-se na terceira fonte de energia renovável mais importante em termos de capacidade instalada a nível global, após as hidroelétricas e eólicas, e supõe já uma fracção significativa do mix elétrico na União Europeia, cobrindo em media os 3,5 % da procura de eletricidade e atingindo os 7 % nos períodos de maior produção.

 

Em alguns países, como a Alemanha, Itália ou Espanha, atinge máximos superiores a 10 %, do mesmo modo que no Japão ou em alguns estados solarengos dos Estados Unidos, como na Califórnia. A produção anual de energia elétrica gerada mediante esta fonte de energia a nível mundial equivalia em 2015 a cerca de 184 TWh, suficiente para abastecer as necessidades energéticas de milhões de lares e cobrindo aproximadamente um 1 % da demanda mundial de eletricidade.

 

Energia Solar Fotovoltaica no Brasil

O Brasil recebe uma irradiação (número de horas de brilho do Sol) superior a 3000 horas por ano, sendo que na região Nordeste há uma incidência média diária entre 4,5 a 6 kWh. É o país com a maior taxa de irradiação solar do mundo.

 

Em agosto de 2011 foi inaugurada no município de Tauá, no sertão do Ceará, a MPX Tauá, primeira usina solar fotovoltaica a gerar eletricidade em escala comercial no Brasil.

 

A maior usina solar do país, é composta por 19.424 painéis solares e está localizada em uma área de 10 hectares às margens da BR-101, no município de Tubarão, estado de Santa Catarina, e gera energia 3 MW, suficiente para abastecer cerca de 2.500 residências.

 

O sistema de compensação de energia elétrica foi criada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com a publicação da resolução normativa n° 482 em 2012 qual estabelece as condições da mini- e microgeração dos centrais geradoras distribuídas. A partir de 1° Março 2016 entrou em vigor a resolução normativa 687/15 oferecendo mais incentivos para o mercado da geração distribuída.

 

    • Estabelecimento das modalidades de autoconsumo remoto e geração compartilhada: abrindo as portas para a geração em terrenos afastados do local de consumo (mas ainda na área da mesma distribuidora) e para vizinhos que queiram participar do sistema de compensação de energia;

 

    • Possibilidade de compensação de créditos de energia entre matrizes e filiais de grupos empresariais;

 

  • Sistemas de geração distribuída condominiais (pessoas físicas e jurídicas) O potencial máximo permitido na geração distribuída para o fonte solar é 5 MW. Os créditos de energia elétrica podem ser utilizados dentro do prazo de 60 meses.

 

Fonte: Wikipedia

DADOS DE MERCADO

Dados: Relatório Greener

Vantagens da Energia Solar Fotovoltaica

Retorno Financeiro

Nas condições atuais o capital investido em energia solar retorna muito mais rápido do que investimentos no Tesouro Direto ou aluguel de imóveis.

Monitoramento

Acompanhe pelo celular ou computador, em tempo real a produção de energia do sistema.

Conforto

Continue utilizando energia da forma que você quer sem se preocupar se é dia ou noite, se tem sol ou está chovendo.

Satisfação Pessoal

Talvez essa seja a maior vantagem! É muito bom adotar uma medida ecológica, econômica e ainda ajuda o país na superação da crise hídrica.

Simplicidade

O sistema é completamente automático sem necessidade de intervenção de pessoas.

Imagem pessoal e empresarial

Demonstre que você é atualizado, inovador e preocupado com o futuro do planeta.

Segurança

A Lider.Eco emprega itens de segurança extremamente inovadores, fazendo com que seu imóvel fique mais seguro, do que era antes da instalação.

Solicite agora seu orçamento!

e receba seu pre-orçamento em até 48h!

Implantação - Etapas do projeto

Etapa 1
Projeto Técnico

Após o recebimento e aprovação do orçamento, será iniciada imediatamente a elaboração do projeto técnico.

Etapa 2
Aprovação pela Concessionária

Após validar o projeto final com o cliente, ele será apresentado à concessionária para validação e aceite. A partir do aceite, iniciamos a implantação.

Etapa 3
Compra de equipamentos

Todo o processo de compra com os diversos fornecedores é gerenciado pela Lider.Eco e o material é entregue no local da instalação.

Etapa 4
Instalação

Após a chegada dos equipamentos, marcamos a melhor data para a visita dos técnicos e instalação do sistema. Será necessário o desligamento da energia elétrica em alguns momentos deste processo.

Etapa 5
Homologação

Uma vez feita a instalação a visita técnica da concessionária fará a inspeção e liberação e ativação do sistema.

EPI's

Manutenção e Limpeza

©2019 Lider.Eco