Entenda nos mínimos detalhes o que de fato é Energia Fotovoltaica.
Energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico. A célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, é a unidade fundamental desse processo de conversão.
Este tipo de energia é usada para alimentar inumeráveis aplicativos e aparelhos autônomos, para abastecer locais ou moradias isoladas da rede elétrica e para produzir eletricidade a grande escala (fazendas solares) através de redes de distribuição.
A fabricação de células solares e instalações fotovoltaicas tem avançado consideravelmente nos últimos anos devido à crescente demanda de energias renováveis.
Entre os anos 2001 e 2015 produziu-se um crescimento exponencial da produção de energia fotovoltaica, dobrando-se aproximadamente a cada dois anos. A potência total fotovoltaica instalada no mundo (conectada à rede) ascendia a 16 GWp em 2008, 40 GWp em 2010, 100 GWp em 2012 e 140 GWp em 2013. No final de 2014, tinham-se instalado em todo mundo cerca de 180 GWp de potência fotovoltaica.
Graças a este crescimento, e a constante sofisticação e a economia de escala, o custo da energia solar fotovoltaica baixou gradualmente desde o inicio do seu desenvolvimento, aumentando a eficiência, e conseguindo que o seu custo médio de geração elétrica seja já competitivo com as fontes de energia convencionais num crescente número de regiões geográficas, atingindo a paridade de rede.
A energia solar fotovoltaica converteu-se na terceira fonte de energia renovável mais importante em termos de capacidade instalada a nível global, após as hidroelétricas e eólicas, e supõe já uma fracção significativa do mix elétrico na União Europeia, cobrindo em media os 3,5 % da procura de eletricidade e atingindo os 7 % nos períodos de maior produção.
Em alguns países, como a Alemanha, Itália ou Espanha, atinge máximos superiores a 10 %, do mesmo modo que no Japão ou em alguns estados solarengos dos Estados Unidos, como na Califórnia. A produção anual de energia elétrica gerada mediante esta fonte de energia a nível mundial equivalia em 2015 a cerca de 184 TWh, suficiente para abastecer as necessidades energéticas de milhões de lares e cobrindo aproximadamente um 1 % da demanda mundial de eletricidade.
O Brasil recebe uma irradiação (número de horas de brilho do Sol) superior a 3000 horas por ano, sendo que na região Nordeste há uma incidência média diária entre 4,5 a 6 kWh. É o país com a maior taxa de irradiação solar do mundo.
Em agosto de 2011 foi inaugurada no município de Tauá, no sertão do Ceará, a MPX Tauá, primeira usina solar fotovoltaica a gerar eletricidade em escala comercial no Brasil.
A maior usina solar do país, é composta por 19.424 painéis solares e está localizada em uma área de 10 hectares às margens da BR-101, no município de Tubarão, estado de Santa Catarina, e gera energia 3 MW, suficiente para abastecer cerca de 2.500 residências.
O sistema de compensação de energia elétrica foi criada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com a publicação da resolução normativa n° 482 em 2012 qual estabelece as condições da mini- e microgeração dos centrais geradoras distribuídas. A partir de 1° Março 2016 entrou em vigor a resolução normativa 687/15 oferecendo mais incentivos para o mercado da geração distribuída.
Estabelecimento das modalidades de autoconsumo remoto e geração compartilhada: abrindo as portas para a geração em terrenos afastados do local de consumo (mas ainda na área da mesma distribuidora) e para vizinhos que queiram participar do sistema de compensação de energia.
Possibilidade de compensação de créditos de energia entre matrizes e filiais de grupos empresariais.
Sistemas de geração distribuída condominiais (pessoas físicas e jurídicas) O potencial máximo permitido na geração distribuída para o fonte solar é 5 MW. Os créditos de energia elétrica podem ser utilizados dentro do prazo de 60 meses.
Entenda nos mínimos detalhes o que de fato é Energia Fotovoltaica.
Nas condições atuais o capital investido em energia solar retorna muito mais rápido do que investimentos no Tesouro Direto ou aluguel de imóveis.
Continue utilizando energia da forma que você quer sem se preocupar se é dia ou noite, se tem sol ou está chovendo.
O sistema é completamente automático sem necessidade de intervenção de pessoas.
A Lider.Eco emprega itens de segurança extremamente inovadores, fazendo com que seu imóvel fique mais seguro, do que era antes da instalação.
Acompanhe pelo celular ou computador, em tempo real a produção de energia do sistema.
Talvez essa seja a maior vantagem! É muito bom adotar uma medida ecológica, econômica e ainda ajuda o país na superação da crise hídrica.
Demonstre que você é atualizado, inovador e preocupado com o futuro do planeta.
Demonstre que sua empresa está antenada e preocupada com o futuro do planeta.
Agora que você já conhece todas as vantagens, fale com um dos nossos consultores em tempo real.