fbpx
energia solar x energia eletrica

Energia solar x energia elétrica

É importante entender a diferença entre a energia solar x energia elétrica para escolher a melhor solução

Para falarmos da diferença entre os tipos de energia é importante resgatar alguns conceitos inerentes ao Brasil.

Por ser um país em desenvolvimento e de dimensões continentais, a nação tem como forma predominante a geração de energia no modelo centralizado, vinda das grandes usinas que fazem o transporte da eletricidade por linhas de transmissão até os centros de consumo e depois a distribuição até cada endereço. Isso faz com que algumas áreas não sejam contempladas por não ter estrutura ou por não ter carga suficiente.

Quando falamos de fontes alternativas de energia, como a solar fotovoltaica, temos a possibilidade de descentralizar o processo e de levar energia elétrica para qualquer lugar do país.

Quais são as atuais fontes de energia 

A hidroelétrica é a principal fonte utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 61% da energia elétrica consumida vem desse formato. Além dela, encontramos também as usinas termelétricas fóssil (15%), uma instalação industrial usada para geração de energia a partir da energia liberada por qualquer produto que possa gerar calor,  óleo combustível, óleo diesel, gás natural e carvão natural. 

Já as fontes renováveis podem ser obtidas por meio de hidrelétricas, captação eólica (8,5%),  biomassa – como bagaço de diversos tipos de planta, restos de madeira, etc – (8,5%) e solar (1,5%). As hidrelétricas estão em processo de avaliação, pois elas causam impactos negativos ao meio ambiente. A biomassa requer uma série de estudos e está distante de se tornar uma opção a curto prazo para pequenas unidades bem como a eólica, restando a solar, que tem a vantagem de ter uma instalação modular e cuja origem de energia, o Sol, é recurso abundante no Brasil. 

Para esse texto, faremos um comparativo entre hidrelétrica, a mais utilizada x energia solar fotovoltaica.

Comparativo

Em uma primeira análise, a energia renovável pode parecer mais cara do que a das tradicionais geradoras. Mas ao avaliar a maneira com a qual a energia solar capta os recursos de forma simplificada, chegamos a uma nova conclusão. Veja um quadro comparativo:

Energia elétrica (Hidrelétrica) Energia Fotovoltaica
Manutenção complexa e constante. Manutenção simplificada.
Uso de recursos hídricos que podem apresentar níveis baixos em determinadas épocas do ano. Uso da energia solar – o Brasil é um dos países com a maior taxa de irradiação solar do mundo.
Necessidade de desmatamento e perda de equilíbrio do ecossistema. Não causa poluição ambiental.
A água, base das usinas hidrelétricas passa por períodos de seca A irradiação do sol é recurso infinito, possuindo alguma sazonalidade.
As contas de luz tradicionais sofrem aumento constantes, inclusive com taxas acima da inflação. Os valores envolvidos na instalação de energia solar diminuíram com o passar dos anos e atingiram um excelente patamar.
A energia elétrica tradicional tem limitação em sua distribuição. A energia solar está presente em todo o país e não apresenta limitações geográficas.

Caso real Líder.eco

O projeto realizado pela Líder.eco em residência localizada em Alphaville, envolveu todas as fases da cadeia consultiva realizada pela empresa.

A princípio, avaliamos as estruturas locais e as possibilidades de instalação da solução. Feito isso, fizemos a intermediação da compra das placas solares, que foram negociadas levando em conta o custo/benefício. O projeto realizado avaliou as posições onde as placas instaladas são capazes de absorver a maior quantidade de irradiação possível e o consumo real da família com base no histórico das contas de energia elétrica. 

Ao fechar o escopo apresentamos os seguintes resultados ao final do primeiro mês:

economia na conta de luz com energia solar fotovoltaica

O resultado visto na conta de luz no primeiro mês.

Já nos meses seguintes, com o aumento do calor, um dos benefícios reais foi não se preocupar tanto com o ar condicionado por que a geração de energia foi enorme e sem aumentos no valor da conta de luz. Veja o gráfico abaixo:

Observem a geração nos últimos dias de setembro e início de outubro – ( à direita)

Posição das placas no telhado e sua geração máxima.

Fale com a gente e entenda como a energia solar fotovoltaica pode ser a solução para o seu consumo.

Por: Lider Eco
Em: Energia Solar Fotovoltaica
1
Lider Eco

Deixe um comentário

Todos os campos com * são obrigatórios.