O que é energia solar fotovoltaica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Energia solar fotovoltaica, uma opção sustentável para o bolso e para a natureza

Fontes de energia alternativa tem sido pauta de muitas notícias no Brasil e no mundo. Isso porque a água, o recurso natural mais utilizado na geração de energia, passa por crise e escassez.

Para ter dimensão do impacto da crise hídrica, estima-se que mais de 80% da energia elétrica nacional é proveniente de hidrelétricas e reservatórios e a baixa dos níveis de água em 2015, ano onde foi trabalhado largamente a conscientização da população sobre racionamento, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) precisou emprestar energia da Argentina. 

Diante desse cenário, é natural que o Ministério de Minas e Energia (MME) tenha voltado os olhos para novas possibilidades e dentre as opções mais recomendadas aparecem as energias eólica e a solar, assunto sobre o qual vamos falar nesse post.

Radiação Solar e Energia Fotovoltaica

Uma das vantagens do Brasil, justamente por ter grande porção de seu território localizado perto da linha do Equador, é o potencial para gerar energia elétrica a partir do sol. 

Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, recebemos diariamente de 4.444 Wh/m² a 5.483 Wh/m² no país, cerca de três mil horas por ano. Para ter dimensão do volume, o lugar menos ensolarado, pode gerar mais eletricidade proveniente do sol do que o local mais reluzente da Alemanha, líder no uso da solução.

De fato, somos abençoados por natureza e somos líderes mundial na taxa de irradiação solar. Vale aproveitar esse recurso, certo?

Na prática: como funciona 

Para que a captação aconteça, são necessárias as instalações das placas solares. Sendo que as mesmas devem ser dispostas de forma a aproveitar ao máximo toda a incidência do sol. Por isso é tão importante o desenho do projeto.

A geração de energia se inicia com a luz do sol e passa por diferentes níveis de geração no decorrer das horas. Ao meio dia, por exemplo, quando a incidência solar é altíssima, a geração de energia alcance seu ápice.

A vantagem da célula fotovoltaica é que o material semicondutor faz a conversão em correntes elétricas contínuas, que são percebidas pelos filamentos condutores. Isso passa por um aparelho de conversão para que possa ser usado dentro de residências e empresas. Ou seja, a energia gerada se transforma em corrente alternada, ligando todos os equipamentos que necessitam de luz.

Parece distante?

Está mais perto do que imagina. Quer ver um exemplo simples e que não nos damos conta? A calculadora com bateria solar que se popularizou rapidamente. A tecnologia é usada até os dias de hoje.

A instalação das placas solares e da solução fotovoltaica. A medida torna a solução possível, lembrando que a economia na tradicional conta de luz, cobre, com o passar dos anos, diversas vezes a instalação do sistema.

Mas dá conta?

O planejamento adequado com base no consumo histórico de uma residência ou empresa é fundamental para a produção de energia sustentável. Essa é uma excelente forma de garantir que toda a necessidade seja suprida.

energia solar fotovoltaica

Além do mais, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) criou um sistema de compensação muito interessante, nele, todo o excesso de energia gerada por você pode ser utilizada por até 60 meses.

Uma outra dúvida bastante comum de nossos clientes é se em dias nublados é possível gerar energia e a resposta é sim. Evidentemente será gerada quantidades menores de energia, mas havendo um pouco de claridade, o processo se torna possível.

Todos os aparelhos de casa usando uma fonte alternativa de energia. Uma maneira que colabora com a natureza e que está na mira de muitos empresários que enxergam na geração da Energia Fotovoltaica um grande negócio com altos ganhos financeiros, além de posicionar sua marca com a pegada verde.

Fale com a gente.

Deixe um comentário

Líder Eco

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

Mais recentes

Curta nossa Fanpage